Área Científica

Publicações
Links
Textos
Edital de Atividades
Anais EoPERJ

Textos

Raphael Zaremba

A vitória além do placar: formando vencedores no jogo da vida através do esporte

Ter feito mais gols ou marcado mais pontos do que a equipe adversária ao final da partida: essa parece ser a única preocupação de dirigentes e o único objetivo de atletas no mundo do esporte profissional. Alcançar resultados é essencial, afinal, são eles que trazem patrocínios e, consequentemente, dinheiro para os cofres do clube e para os bolsos de jogadores e dirigentes.

Essa realidade vem reforçando a noção de que fins são mais importantes do que meios. “Vencer não é tudo, é a única coisa”. A frase atribuída a Vince Lombardi, um renomado ex-técnico de futebol americano, resume uma mentalidade defendida por muitos no meio esportivo. Para se alcançar uma vitória, tudo é válido.

É preocupante perceber que a ideia do “vencer-a-qualquer-custo” está tão difundida que vem, cada vez mais, invadindo a prática esportiva de base. Acreditando ser esta a única forma de crescer profissionalmente, um número cada vez maior de técnicos de jovens atletas se rende à noção de que é necessário ganhar jogos e conquistar títulos para “mostrar serviço” e ascender na carreira.

Ao adotarem a mentalidade do “vencer-a-qualquer-custo”, contudo, acabam muitas vezes afastando do esporte jovens talentos, que ainda não estão preparados para lidar com as pressões do alto rendimento. Esquecem-se também daquele que deveria ser o objetivo mais nobre da iniciação esportiva e do trabalho de base: desenvolver atletas que se tornarão vencedores não apenas no esporte, mas também, e principalmente, na vida.

Sabemos que menos de três em cada cem jovens que praticam esportes durante sua infância e adolescência irão se tornar atletas profissionais. A grande maioria acaba seguindo outros rumos. Isto, porém, não significa que a experiência no esporte não tenha sido importante. Afinal, as lições aprendidas em campos, quadras e no convívio com companheiros(as) e treinadores(as) os(as) acompanharão para o resto de suas vidas.

Aprender lições de vida e valores – valores estes que são os pilares fundamentais para a formação de trabalhadores(as) honestos(as), líderes sensíveis, famílias fortes, pessoas corretas e bons pais e mães – é, portanto, o maior e mais importante dos benefícios trazidos pelo esporte para seus jovens praticantes.

Cada partida, treino, encontro e cada momento decisivo proporciona a jovens atletas uma oportunidade de aprender uma nova habilidade, atitude ou valor que reaparecerão em sua vida futura. São essas as lições que serão levadas quando esses(as) jovens se tornarem adultas, e é nelas que se deve investir.

Afinal, por mais estranho que possa parecer no momento decisivo de uma partida muito disputada, daqui a alguns anos realmente não fará tanta diferença quem venceu ou perdeu aquela partida em particular. O que importa, e continuará importando, são os valores transmitidos pela prática esportiva.

Como nos ensina o esporte, o verdadeiro teste de caráter não se baseia no fato de sermos derrubados em algumas ocasiões, mas sim no número de vezes em que conseguimos nos levantar. Proporcionar a jovens uma oportunidade de serem derrubados sem serem derrotados é uma das principais características do esporte de base. A existência de um ambiente positivo em torno dos(as) atletas possibilita que ser derrubado(a) se torne uma grande vantagem, pois assim os(as) jovens poderão se tornar o tipo de pessoa que volta a levantar – talvez a principal característica de um(a) vencedor(a)!

Raphael Zaremba

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC-Rio, aonde leciona nas áreas de Psicologia do Esporte, Dinâmica de Grupo e Empreendedorismo. Ex-atleta, técnico de basquetebol e presidente da ONG VemSer – Esporte & Psicologia (www.vemser.org.br), procura contribuir para que as pessoas sejam a sua melhor versão, de modo que possam transformar vidas – as suas próprias vidas e a dos outros.



< voltar
Dúvidas ou informações: contato@assoperj.com.br
© 2018 ASSOPERJ Todos os direitos reservados