Institucional

Apresentação
Quem Somos
O que é Psicologia do Esporte


Quem Somos

Presidente

Adriana Lacerda
Doutoranda em Psicologia Clínica e Neurociências (PUC-RJ) e mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB). Especialização em Psicologia Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento (UVA) e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (CPAF-RJ). Graduada em Psicologia pela PUC-RJ. Atualmente é Presidente da ASSOPERJ (Associação de Psicólogos do Esporte do Rio de Janeiro), docente e Supervisora do SPA em Psicologia e Esporte na Graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA-RJ) e psicóloga clínica. Organizadora e autora do livro: “Psicologia e Esporte na atualidade: reflexões necessárias”.

Vice-Presidente

Clarice Medeiros
Psicóloga (UFRJ), Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ); Especialista em Psicologia Clínica (PUC-RIO); Formação em Psicologia do Esporte (CEPPE); Doutora em Psicologia Clínica (PUC-RIO/defesa em fevereiro de 2019); Docente da Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da Universidade Veiga de Almeida.
Possui prática em psicologia do esporte com as modalidades de basquete, volei de quadra, volei de praia, paraquedismo militar; e trabalhou no Comitê Olímpico Brasileiro com as modalidade de vela, atletismo e volei de praia.
Organizadora do livro Psicologia do Esporte na atualidade: reflexões necessárias.

Secretária

Renata Garcia
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Gestalt-terapeuta formada pelo Dialógico Núcleo de Gestalt-terapia no atendimento clínico adulto e infanto-juvenil. Psicóloga esportiva com mais de 10 anos de experiência em projetos sociais esportivos, atuando com equipes de hóquei sobre a grama, basquete, badminton e, atualmente, rugby. Supervisora em Psicologia do esporte e Psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos.

Secretário Suplente

Raphael Zaremba
Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela PUC-Rio. Professor da PUC-Rio e da FGV nas áreas de Psicologia do Esporte, Dinâmica de Grupo e Empreendedorismo, Possui certificação internacional em Coaching pelo InCoaching. Ex-atleta, técnico de basquetebol e presidente da ONG VemSer – Esporte & Psicologia (www.vemser.org.br), possui larga experiência com formação de equipes, Coaching e palestras empresariais.

Tesoureira

Daniele Muniz
Mestre em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira; Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia; Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Possui formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF; Psicóloga do Futebol de Base do Clube de Regatas do Flamengo entre 2009 e 2014; Psicóloga da Seleção Brasileira Junior de Nado Sincronizado entre 2009 e 2013. Atualmente é professora da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia do IBMR - Centro Universitário; Supervisora Clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental do Serviço de Psicologia Aplicada do IBMR; Terapeuta Cognitivo-Comportamental em consultório particular; Psicóloga do Time Ágatha e Duda, Time Brasil - COB e de atletas de modalidades individuais e coletivas.

Tesoureira Suplente

Rossana Gouvêa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Atuação na CBDA como Psicóloga da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado (2014). Participou do artigo no XVI Congresso Brasileiro e XI Congresso Internacional de Psicologia e Exercício do Esporte (CONBIPE) com o tema: Ansiedade e Estados de Humor Pré Competitivos em Atletas de Nado Sincronizado. Um estudo Longitudinal. Foi monitora da disciplina “Psicologia e Esporte” na Universidade Veiga de Almeida (2012). Atuou em grandes clubes como Clube de Regatas do Flamengo ( 2012) e Botafogo Futebol e Regatas (2011). Atualmente é psicóloga clínica e esportiva com abordagem cognitivo comportamental.

Conselho Fiscal

Rodrigo Acioli Moura
Psicólogo CRP 05/33761
Psicólogo clínico
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Especialista em Neuropsicoterapia
Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - CRP-RJ
Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte - ABRAPESP

Rodrigo de Vasoncellos Pieri
Psicólogo do esporte com atuações tanto na formação de atleta, quanto no esporte de alto rendimento em diversas modalidades: Futebol, Judô, Atletismo, Levantamento de Peso Olímpico, MMA e Jiu-Jitsu. Campeão da Taça Rio 2015 pelo Madureira. Mestre  e doutorando em Psicologia Social com foco na Psicologia do Esporte. Pós-graduado em Psicologia e Neurociência do Esporte e em Psicologia Analítica. Atualmente é professor da Universidade Santa Úrsula e da Unisuam. Compõe o corpo docente do curso de formação em psicologia do esporte no Fluminense: Mundus Esportivus. Vice-presidente da ABRAPESP - Associação Brasileira de Psicologia do Esporte. Diretor executivo da ASSOPERJ - Associação de Psicologia do Esporte do Rio de Janeiro. Além de atuar em consultório particular na região da Barra Olímpica é membro do grupo de pesquisa internacional Sport & Society Community e da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. Palestrante, com participações em congressos nacionais e internacionais  (Chicago, Toronto e Sevilha).

Leonardo Habib
Especialista em Terapia de Família pelo IPUB - UFRJ;
Especialista em Neurociências e Psicologia do Esporte pelo IBMR;
Coordenador do laboratório de Psiconeurofisiologia do Esporte da Escola Naval;
Mestrando LANCE - UERJ.

Conselho Fiscal Suplente

Caroline Machado
Formada em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Psicóloga do Esporte pela Associação Paulista de Psicologia do Esporte (CEPPE). Aluna do curso de formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação do Rio de Janeiro (CPAF-RJ). Possui 7 anos de experiência na área da educação, 1 ano como psicóloga e teve passagens pelo mundo do esporte em clubes como Fluminense Football Club (categorias de base) e Clube Novo Ser - Power Soccer. Atualmente é Suplente da Associação dos Psicólogos do Esporte do Rio de Janeiro (ASSOPERJ) e atua na Clínica do Instituto de Neurociência Aplicadas (INA).

Camila Salustiano
Graduada em Psicologia pela Universidade Veiga de Almeida;
Formação em Psicomotricidade no método Growing Up pelo Móbile - Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil;
Formação em Psicologia do Esporte pelo CEPPE (Consultoria, Estudo, Pesquisa da Psicologia do Esporte);
Capacitação em Dependência Química pelo Núcleo Integrado;
Pós Graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência, pelo INTCC;
Prática com psicologia do esporte com as modalidades de futevolei, futebol, surf, vôlei de praia;
Atua como psicóloga clínica, terapeuta psicomotricista e psicóloga do esporte.

Caroline Muniz
Psicóloga (CRP 05/53295), atualmente é psicóloga das Categorias de Base do Clube Atlético Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). É pós-graduanda em Neurociências do Esporte e da Atividade Física (UFRJ). Possui Formação em Psicologia do Esporte (Associação Paulista da Psicologia do Esporte). Mestranda em Psicologia (UERJ). Membro do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Esportiva (LaNCE - UERJ). Membro do Conselho ASSOPERJ (Associação dos Psicólogos Esportivos do Rio de Janeiro). Atua como psicóloga clínica através da abordagem Cognitivo-Comportamental.

Comissão de Ética

Aline Arias Wolff
Psicóloga clínica do esporte. Graduada em Psicologia pela PUCRS. Mestre e Doutoranda em Psicologia pela UFRJ (defesa em jun/2018). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental. Coordenadora da área de Preparação Mental do COB. Atua no acompanhamento de atletas de alto rendimento e olímpicos desde 2006. Autora do livro Pensamento campeão: um guia de psicologia do esporte baseado na terapia cognitivo-comportamental.

Paulo Ribeiro
CRP 05 12730
Docente Universidade Veiga de Almeida
Pesquisador do LaNCE: Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Esportiva da UERJ.

Andreia Cardoso
Psicóloga - CRP 05/26798
Graduada em Psicologia, UFF 1999
Pós Graduada em Psicologia aplicada ao esporte de alto rendimento, UVA 2002
Psicóloga das categorias de Base de Futsal do Club de Regatas Vasco da Gama - 2002 a 2004
Psicóloga das categorias de Base de futebol de Campo do Club de Regatas Vasco da Gama - desde 2004

Comissão Científica

Alberto Filgueiras
Psicólogo formado pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado na PUC-RJ e estágio doutoral na University of Western Ontario. Atualmente é professor da UERJ e coordenador do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Esportiva. Em paralelo, atua como psicólogo do esporte do Clube de Regatas do Flamengo.

Erick Conde
Psicólogo, Doutor em Neurociências e Mestre em Neuroimunologia; atua como professor e pesquisador na Universidade Federal Fluminense (PUCG), onde coordena o Núcleo de Estudo e Aplicação em Psicologia do Esporte (NEAPE-UFF).

Simone Luz
Psicóloga (UVA) - CRP 05/36913
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental (CPAF-RJ)
Formação em Psicologia do Esporte (CEPPE)
Coach de Excelência Esportivo (Academia Emocional)
Formação em Psicologia Positiva (IBRPP – Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva)
Membro da Positive Meeting
Psicóloga das categorias de base: Fluminense Football Club

Dúvidas ou informações: contato@assoperj.com.br
© 2018 ASSOPERJ Todos os direitos reservados